quinta-feira, 4 de junho de 2015

FERNANDO DE NORONHA: TURISMO E ECOLOGIA

Olá, meus caros Amantes da História e da Cultura!!! Tudo bem com vocês? 




Em clima ecológico - afinal hoje é 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente!! - trago um texto gentilmente cedido pela minha amiga, Karina Maia,  que foi matéria da tradicional Revista Foco Nordeste do mês de abril. 
Trata-se de um post que retrata toda a sensação de fascínio e deslumbramento que ela experimentou quando esteve em Fernando de Noronha! 
Que na sua leitura você consiga se transportar para as sensações maravilhosas descritas por Karina Maia. Venha, vamos começar nossa viagem!...
Abraços Cabralinos =) 
Cabral Lima





FERNANDO DE NORONHA: TURISMO E 


ECOLOGIA



Por Karina Maia

E-mail: akakamaia@hotmail.com



         Ao chegar pela primeira vez em Fernando de Noronha, deparei-me, como qualquer outro turista, com uma “verdadeira maravilha da natureza”, a mesma visão e definição dada pelo navegador Américo Vespúcio, o pioneiro a descrever, em 1503, o arquipélago. Visitar os encantos de Fernando de Noronha é como um mergulho em sonho potencializado por cores muito mais vibrantes que as do nosso cotidiano e exibidas, quimericamente, na realidade de um oceano que - de tão perfeito - parece tingido por uma mistura de tintas exuberantemente azuis.




             Obra de arte concebida pelo ócio, onde o sol dourado emoldura o que na terra mais se assemelha com o Paraíso descrito nos textos bíblicos: natureza divina, intocada pelo ser humano que a mantém como um sinal de que Deus existe e está presente em cada grão de areia que compõe aquele cenário singular. “Noronha é um sonho do qual ninguém quer despertar.”

O Arquipélago de Fernando de Noronha: espetáculo natural de cores

             Por ser paraíso, contém místicas e lendas. Luís da Câmara Cascudo (1898 - 1986), em seu “Dicionário do Folclore Brasileiro”, descreve os “encantamentos” de Alamoa [1], o duende feminino da Ilha de Fernando de Noronha: “O nível corpo é mal coberto pela coma loira que vai quase ao chão. Ela habita a “Pedra do Pico” e seduz os passantes... Aqueles que sucumbem aos seus encantos veem-na se transformar em mito que assusta e apavora”.



Dicionário do Folclore Brasileiro,  obra monumental 
publicada em 1954 pelo  folclorista, antropólogo, jornalista, historiador e advogado natalense 
 Luís da Câmara Cascudo e  referência mundial no tema!!!

      Diferentemente do que se cogita à Alamoa, habitante fabular desse éden tropical, quanto mais se conhece Noronha, mais se vê beleza e formosura. Ali a vida pulsa intensamente, dentro e fora da água, indo e vindo e acompanhando o balanço das ondas abençoadas; nitidez genuína da água que prova ser viável, desde que haja respeito ao meio ambiente – o lar de todos nós - , a interação entre os seres vivos e o ecossistema, tornando, assim, possível nadarmos com tubarões, tartarugas, arraias gigantes e tantas outras espécies marinhas.


          Após a primeira viagem à Noronha, surge uma sensação do tipo: “por que não havia ido antes?” Distante apenas 360 km de Natal, RN. Por isso, recomendo principalmente ao natalense: se possível, vá o mais rápido que você puder. Vá conhecer praias belíssimas, tanto do mar-de-dentro como do mar-de-fora, tais como Sancho, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Ponta da Sapata, Praia do Cachorro, Praia da cacimbinha, Praia do Meio, Baía Sueste, Baía dos Golfinhos. 


Baía do Sancho em Fernando de Noronha já foi  reeleita em 2015 a mais bela praia do planeta pelo site de viagens "Trip Advisor".  O "Traveller´s Choice Awards"leva em conta as
 praias mais bem avaliadas pelos usuários nos últimos 12 meses.



Fonte:  http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/baia-do-sancho-em-noronha-e-eleita-melhor-praia-do-mundo-pela-2-vez.html



        Não deixe de ir ao alto mar fazer um mergulho de batismo subaquático... é incrível! Não menos maravilhoso é fazer um passeio de barco que, além de mostrar a beleza da ilha, proporciona o prazer diferenciado de navegar juntinho com os serelepes e saltitantes golfinhos. Outra opção imperdível é caminhar por várias trilhas existentes em Noronha, caminhos cheios de beleza e aventura. 

Na Baía dos Golfinhos há o Show dos golfinhos rotadores. Já no mirante, você poderá assistir ao "desfile" de centenas deles acompanhados com seus filhotes, uma apresentação mágica vista em poucos lugares do planeta!!!   Extraordinário!!!





             Em Noronha, come-se muito bem. Há restaurantes onde a alta gastronomia não é esquecida, alguns excelentes: o Varanda, o Xica da Silva, o Pico, o restaurante do Zé Maria,  o Triboju. Existe, por lá, também, opções de "self-service" mais em conta. A Ilha tem toda a estrutura para uma viagem dos sonhos....



          Fernando de Noronha é destaque entre as melhores práticas de gestão e inovação no Índice Competitividade, uma iniciativa do Ministério do Turismo e Sebrae. Nesse contexto, há ações voltadas para fomentar o turismo na ilha sem prejuízo de preservar a verdadeira identidade e finalidade do paraíso chamado Noronha: “turismo ecológico”.  Assim, contém-se o risco, em fase inicial, de vincular aquele santuário ao turismo de luxo e à prática de preços exorbitantes.


Arquipélago é composto de 21 ilhas, possui  área de 26 km e recebe em média 60.000 turistas por ano, incluindo celebridades. Na foto, a repórter e bailarina Carla Prata, que escolheu a ilha para passar sua lua de mel: “Foram dias incríveis, num lugar mais incrível ainda. Eu ainda não conhecia e fiquei encantada”, conta a modelo.

Principais pontos turísticos pra você aproveitar ao máximo todas as maravilhas que o Arquipélago oferece! 

Fonte: http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/mapa_noronha.php



Fonte: Revista FOCO NORDESTE, edição de abril.
Visite a página do facebook da Coluna de Karina Maia e Miguel Dantas:
https://www.facebook.com/pages/Mosaico-Revista-Foco-Nordeste/232378340284728



Karina Maia é Advogada, Gastróloga e colunista  cultural da Revista FOCO NORDESTE, assinando a coluna "Mosaico", juntamente com Miguel Dantas. Atualmente cursa especialização em Alta Gastronomia pela FPB, em João Pessoa.


1 - Nota: Segundo o renomado dicionário de Portugal, Caldas Aulete, Alamoa é um termo do folclore de Fernando de Noronha que se refere a uma "mulher lendária, fantasmagórica, branca e loura, que à noite aparece nua para os pescadores da ilha e, ante os incautos que se aproximam, se converte em esqueleto".


Fonte: : http://www.aulete.com.br/alamoa#ixzz3c8iFQlUe



REFERÊNCIAS:


Sobre a BAÍA DO SANCHO:

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/baia-do-sancho-em-noronha-e-eleita-melhor-praia-do-mundo-pela-2-vez.html

Sobre CÂMARA CASCUDO:

INSTITUTO CÂMARA CASCUDO: http://www.cascudo.org.br/biblioteca/vida/biografia/
http://www.infoescola.com/biografias/luis-da-camara-cascudo/
Artigo bastante profundo sobre o Mestre Cascudo: http://www.historiaecultura.pro.br/modernosdescobrimentos/desc/cascudo/cascudoparadescobrir.htm


Sobre os GOLFINHOS: 

http://www.guiadepraias.com.br/ponto.php?id=78

Sobre o  MAPA DE FERNANDO DE NORONHA:

http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/mapa_noronha.php

Sobre CARLA PRATA:

Site da artista: http://www.carlaprata.com.br/#!sobre/cb0c
http://www.portaldoholanda.com.br/famosos/carla-prata-curte-lua-de-mel-em-fernando-de-noronha

Sobre ROBERTHA PORTELLA: 

http://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/Bale-do-Faustao/noticia/2012/01/robertha-portella-mostra-corpao-sarado-em-fernando-de-noronha.html




PARA SABER MAIS:


Características do Arquipélago:

http://www.oeco.org.br/reportagens/25011-fernando-de-noronha-o-paraiso-ameacado

http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=260545&search=%7Cfernando-de-noronha&lang=

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_de_Noronha



3 comentários:

  1. Adorei a materia! Poste mais sobre viagens tbm

    ResponderExcluir
  2. Deveríamos conhecer mais nosso Brasil. Deu vontade de fazer as malas e viajar!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria! Fernando de Noronha é um paraíso que vale muito a pena ser visitado.

    ResponderExcluir