domingo, 15 de fevereiro de 2015

EM ENTREVISTA BOMBÁSTICA, A VEDETE DO BRASIL REVELA: "GETÚLIO VARGAS FOI ASSASSINADO!!




Segundo a amante, o casal estava na cama na hora da morte que surpreendeu o país

Figura lastimavelmente esquecida de um país sem memória histórica e artística, o nome de Virgínia Lane[1]  é sinônimo de Carnaval. Nasceu em (1920) e morreu (2014, ano passado) no mês da festa que simboliza o Brasil. Foi  atriz, cantora e vedete brasileira – nome dado às atrizes do Teatro de Revista[2].  Lançou uma série de marchinhas carnavalescas – dentre as quais a mais famosa é “Sassaricando”, tocada até hoje no Carnaval!! – e fez sucesso no cinema, teatro e televisão.

 1955- Encontro de duas grandes estrelas

Virgínia Lane e Carmen Miranda (a pequena notável) -1909/1955


A despeito de tudo isso, Virgínia Lane entrou mesmo para a História por ter se tornado a célebre – e   última! – amante do Presidente Getúlio Dornelles Vargas, o Presidente que mais tempo governou o Brasil (foram 2 períodos:1930-1945 e 1951-1954) Mas ela não foi uma amante qualquer.

Virgínia Lane, em fotografia da exposição "Vedetes em Revista - Teatro de Revista", da Caixa Cultural, São Paulo, 2007 



         Além de famosa, Virgínia entrava no Palácio pela porta da frente, fez viagens com Getúlio (acompanhada até por Gregório Fortunato, [o "anjo negro"], o guarda-costas do Presidente, que anos depois seria preso e esfaqueado na prisão, por queima de arquivo) para o exterior, onde [segundo o colunista Aroldo Murá Haygert], chegou a assinar contratos para apresentações, como fez em Portugal.

Entre a elegância (imagem a esquerda) e a sensualidade (a direita): o fato é que Virgínia Lane se tornou  a Vedete do Brasil


Ela chegou a receber o título de “A Vedete do Brasil”, dado pelo próprio Presidente!  Em suma, frequentou mais o Palácio do Catete do que muito Ministro de Estado!!
     Segundo o site da uol, "Virgínia Lane participou de 37 filmes e chegou a montar sua própria companhia para levar o teatro de Revista em todo o Brasil. Entre os trabalhos, um dos mais marcantes foi "Anjo no Lodo", onde protagonizou o que foi considerado o primeiro nu não frontal do cinema brasileiro".

Virgínia Lane: segundo Roberto Canázio, a dona das pernas que enlouqueceram o Presidente Getúlio Vargas (1882 - 1954)


Com a morte de Getúlio Vargas, ocorrida em 1954, Virgínia Lane se afastou dos holofotes da política, evitando sistematicamente se manifestar sobre o assunto. Pois bem, como ironia do destino, 52 anos e meio depois da morte do Estadista – que abriu a maior crise política de todo o século XX – e também no clima do Carnaval de 2007, em uma entrevista ao locutor Roberto Canázio da Rádio Globo, “lá pelas tantas”,  falando sobre amenidades artísticas, eis que  repentinamente  a Vedete do Brasil dispara uma declaração bombástica: Getúlio foi assassinado!

Acompanhe na íntegra, (ouçam tudo!!!) a entrevista da cantora a Rádio Globo:






E você, o que acha de tudo isso: Getúlio Vargas se suicidou ou foi assassinado? Seja como for, diante de tantas versões e controvérsias, pelo menos uma coisa Virgínia provou: que uma entrevista de Carnaval pode render uma senhora aula de História...

Deixe seu comentário, nosso bate-papo começa agora!

Abraços Cabralinos =)
                 Cabral Lima

Cabral Lima é acadêmico de História do oitavo período da UFRN.




SUGESTÃO PARA PESQUISA:

http://www.elbufon.com.br/17_virginia_lane.htm - Esse site é repleto de fotos, e possui alguns vídeos da artista.

[1] Virgínia Lane é o nome artístico. O nome verdadeiro dela é Virgínia Giaccone.  A informação é do jornal “Folha de São Paulo”.

[2] “Revista é um género de teatrode gosto marcadamente popular, que teve alguma importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugalque tinha como caracteres principais a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade e a comédia leve com críticas sociais e políticas, e que teve seu auge em meados do século XX.Fonte: Wikipédia.

4 comentários: