terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DESABAFOS EXTEMPORÂNEOS

Olá, pessoal, tudo jóia? 

Hoje quem vai escrever pra vocês é o meu colega Lo-Ami Nakazune Viana. Trata-se de um artigo forte,de opinião, na qual ele faz uma leitura crítica sobre alguns programas da TV aberta. Vale a pena conferir! !E você, o que achou do artigo dele? Concorda ou Discorda? Total ou parcialmente? Deixe seu comentário pro Lo-Ami ler e falar com vocês abaixo do post! 
Abraços Cabralinos =)
Cabral Lima


DESABAFOS EXTEMPORÂNEOS


Por Lo-Ami Nakazune Viana


Eu sei que a Globo é mestra em imbecilizar as pessoas, mas olha...a Record tá se superando, hein? Vai lá que vocês vão conseguir o "nobel" da desinformação. Só consegue audiência e impacto junto ao público explorando exatamente "de baixo pra cima", os "causos", as "bizarrices", as "fofocas", os "barracos".
De um modo geral, seja na televisão ou na internet, esses meios de comunicação se empenham permanentemente na alienação política e social de todos, na produção de sujeitos bitolados, idiotas elevados à quinta potência. Claro, veiculando heróis nacionais diretamente das "fazendas", dos BBB's, dos "pânicos", considerando pessoas torpes sem talento algum como celebridades importantes, quando muito, mulheres jovens e bonitas, que nada mais tem a anunciar do que o próprio corpo: pobres almas consumidas pelo capitalismo, quando não servirem mais serão lançadas a geladeira ou será ao fogo?

 É lamentável que o humor se traduza em "Rafinha Bastos", entretenimento em "Faustão", notícias chocantes em pessoas que por mera vaidade e em nome de uma fama fajuta arriscam a própria vida. Notícia importante é o barraco de "Zezé Di Camargo e Zilu", é a "calcinha de Anita" que apareceu no show, oh tenha paciência! Esperem, este último pareceu até título de nova novela...




Infelizmente as mídias ganham força contando como ponto de inflexão com a altíssima ignorância das pessoas que tudo o que pensam saber se resume ao que a TV acha que elas devam saber: torpezas. Compram o saber automático, pronto e empacotadinho pelas ideologias dominantes. Um saber às avessas, medíocre, desvirtuador que se revela nas falas e nos comentários da maioria esmagadora das pessoas seja nas redes sociais seja nas ruas.
Tudo se tornou clichê nas teletelas: é impressionante! Quase todas as novelas e programas agora têm pelo menos umas cinco ou seis pessoas homossexuais ou representando sê-los, quando na verdade sabemos que eles não precisam se tornar fetiche da mídia, mas antes terem seus direitos reconhecidos pela sociedade e pelas leis.


Pessoas que não tem a mínima competência para apresentar programas hoje apresentam. Quantos atores hoje de formação vemos na TV? Não sei! Mas sei que boa parte está ali por ter um rostinho bonito ou um corpinho da moda.
Quantos vão para a televisão apresentar besteiras que são amplamente discutidas como algo efetivamente relevante pelo Sr. Brito Jr? Um mero videozinho no YouTube mostrando qualquer balela já faz de qualquer um sujeito importante. Já imbecilizaram a TV e parece que as redes sociais estão às ordens do dia! Tudo sempre a base de uma boa bizarrice que eles denominam humor.

E o nome é esse mesmo: humor negro. Nome para fazer jus às trevas que impiedosamente germinam sobre as mentes e corações coletivos, torcendo-os, contorcendo-os, fazendo-os proferir discursos nocivos, machistas, feministas, hipócritas, irrefletidos, ideologicamente comprometidos com a vontade dos maus, dos poderosos, ainda que não saibam disso.
Jamais tivemos um mundo com tanta informação e tão desinformado ao mesmo tempo! É mídia, você está vencendo! Em um país que a população apresenta uma baixíssima média de leitura anual não é de se admirar que programas idiotas se perpetuem na TV há quase trinta anos. Das trevas do invólucro mental espero que todos algum dia possam alcançar a Luz do esclarecimento!

Um leitor do mundo, Lo-Ami

Lo-Ami Nakazune Viana é acadêmico concluinte de História pela UFRN.


Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo. Artigos com opiniões fortes, posição mais austera particularmente me seduzem pois fogem do senso comum. E para piorar a situação da record contratam o extinto Gugu Liberato com o bordão pintinho amarelinho.... Nada mais lamentável...

    ResponderExcluir