quinta-feira, 18 de junho de 2015

WATERLOO, 18.06.1815: O DIA EM QUE NAPOLEÃO PERDEU A - ÚLTIMA - GUERRA

Olá, meus amigos amantes das Histórias! Tudo bem com vocês?

Hoje, 18 de junho de 2015, é um dia historicamente inesquecível: a França, Bélgica, a Inglaterra, a Alemanha, a Europa, e o resto dos países do mundo estão comemorando o Bicentenário da memorável e emblemática Batalha de Waterloo, o fatídico conflito que selou definitivamente o destino final de Napoleão Bonaparte e que mudou a História da França e da Europa no transcorrer do século XIX.

Para comemorarmos os 200 anos de Waterloo, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Waterloo é mais que uma batalha: é uma lenda, cujo nome já foi título de filmes, músicas e até mesmo jogos! Mas afinal o que é Waterloo? É uma pequena cidade de aproximadamente 30.000 habitantes localizada no distrito de Nivelles na Bélgica. Foi justamente nas proximidades desse local que Napoleão escolheu para fazer o seu combate final: se vencesse, a França mostraria a Europa que estava de pé. Se perdesse, simplesmente tudo estaria em jogo: o exército, o trono, o Império Francês e até a própria vida. 

Confira as imagens!

Foram 118.000 aliados - ingleses, prussianos e holandeses - contra 72.000 franceses, incluindo o próprio Imperador que estava no campo de batalha!

Maré baixa: ao contrário das batalhas gloriosas anteriores, dessa vez o Exército estava mal preparado e foi recrutado de última hora. Como se não bastasse, Bonaparte estava endividado com as fábricas de armas, que não queriam vender munição para o Imperador da França. Apesar de tudo isso, não foi nada fácil derrotar Napoleão. A batalha foi duríssima: o próprio Duque de Wellington, o arqui-inimigo de Napoleão, admitiu que a Batalha de Waterloo foi "a mais renhida* que assisti na minha vida"

*Renhido: "Disputado com grande paixão; em que há grande violência (luta renhida)". A fonte: é do respeitado Dicionário CAUDAS AULETE. Os dois sentidos de renhido se aplicam no caso de Waterloo, especialmente o segundo significado.


FIQUE POR DENTRO DA BATALHA:

(UTILIZE CONTROL + PARA AMPLIAR)




(Aperte CONTROL + PARA AMPLIAR)


REFERÊNCIAS:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/06/bicentenario-de-waterloo-reaviva-feridas-do-turbulento-continente-europeu-4783931.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Waterloo_(B%C3%A9lgica)

http://www.aulete.com.br/renhido

PARA SABER MAIS:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/europeus-lembram-200-anos-da-derrota-de-napoleao-em-waterloo.html

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-napoleao-perdeu-a-guerra

https://www.youtube.com/watch?v=LDB_NC3XYCw

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Waterloo

http://observador.pt/especiais/ha-200-anos-o-fim-de-napoleao-em-waterloo/

4 comentários:

  1. Muito bom, você nos traz um excelente aprendizado, e o mais importante é a dedicação e o amor pelo que faz.
    Parabéns pelo blog e desejo-lhe muito sucesso, saúde e paz para concluir suas metas !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! A finalidade é trazer matérias variadas, com temas agradáveis, mas com conteúdo rico, para que as pessoas saiam do blog com aquela sensação de que "sempre que eu vou no blogofcabral eu aprendo uma coisa nova!"

    Grande abraço e seja sempre bem vinda aqui, a "casa" é sua! =)

    ResponderExcluir
  3. olá, cabral! eu sou ana paula, aluna da unp salgado filho. no ano passado assisti "a eleição" no tam, e tive a honra de ver você na pele do emblemático idelfonso. nossa... confesso que todas as vezes que penso em teatro, me vem a cabeça a sua magnifica interpretação. tanto que parabenizei a profª ana francisca oliveira pela peça e em especial, sua interpretação. confesso que tive muita vergonha de parabenizar você. rsrsrsrs mas quero te dar os parabéns, pois são poucos que conseguem brilhar na pele de um personagem como você brilhou! e pelo grande talento que você tem, acredito que ainda vamos ver você dar vida a inúmeros 'personagens singulares'. descobri o seu blog, porque uma amiga me passou. e aqui no seu blog, me deparo com esse visual maravilhoso, essas cores lindas, esse fichário antigo que tem tudo haver com historia, enfim... amei o visual do seu blog! lindo! simplesmente lindo! e aqui, vi que você tem mais um talento, o de escrever. cabral, eu adorei as suas historias! são incríveis! só gostaria de ver mais coisas sobre a sua carreira artística, suas próximas peças, bastidores, projetos seus, coisas desse tipo... acho que aqui poderia ser um canal para quem ama o seu trabalho como eu, saber não só sobre historia, mas sobre você. cabral te desejo muito sucesso nos palcos, na tv, no cinema e aqui neste espaço lindo! se você se manter humilde e com os pés no chão, você será eternizado na historia do teatro potiguar e brasileiro. abs e bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana Paula!

    Fiquei muito lisongeado com seu recado. Muitíssimo obrigado pelos elogios!!!
    Para mim, é uma felicidade saber que o personagem Idelfonso - que apesar de ser engraçado é uma espécie de "vilão light", risos -tenha conseguido cativar tantas pessoas no palco! Idelfonso, no original, era um homem mais “sisudo” e eu fui modificando e deixando-o mais leve e malandro – e que maravilha saber que vocês gostaram disso!

    "A Eleição" foi minha primeira peça e graças a Deus foi um sucesso! E é justamente o reconhecimento de pessoas como você que me faz motivar que meu modesto trabalho está rendendo frutos!

    Que bom que gostou do Blog! Ele é muito recente, mas aos poucos temos melhorado cada vez mais, inclusive no visual.Acabo de receber o texto para a próxima peça e depois irei publicar aqui no blog. Aguarde novidades. Conto com sua presença!Seja muito bem vinda ao meu Blog, aqui a casa é sua!

    Abraços cabralinos =)

    ResponderExcluir